sexta-feira, 16 de março de 2018

UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO E SUCESSO

João Gonçalves (jotagonpr@hotmail.com)

cidade: Curitiba
estado: 0
idade: De 61 a 70 anos
sexo: masculino

 UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO E SUCESSO

Matéria reproduzida no Livro O SEU SUCESSO NO EMPREGO SÓ DEPENDE DE VOCÊ, de João Gonçalves

Veja a seguir, a íntegra da matéria publ icada na revista "O PONTO", Edição 5, Ano 1, agosto/2006, sobre a trajetória de vida do autor deste livro que, mesmo não tendo tido a chance de estudar quando criança, mas, com muito esforço e dedicação, conseguiu superar todos os obstáculos e venceu na vida. 

Matéria: UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO E SUCESSO

TIRANDO AS PEDRAS DO CAMINHO 
O horizonte que enxergamos diante dos olhos é do tamanho dos nossos sonhos. Mas, para alcançá-los, não basta sonhar, é preciso conhecimento e muita força de vontade. Esta talvez seja a principal lição que o contador e gestor administrativo, João Gonçalves, vem ensinando desde que se aposentou e começou a preparar jovens para o mercado de trabalho. Embora traga na bagagem mais de 40 cursos e tenha ocupado importantes cargos em grandes organizações empresariais durante sua carreira profissional, essa sua convicção na capacidade que cada um tem de mudar a sua realidade não tem nada de teórico, mas se ampara na sua trajetória de supe ração e sucesso. 

Diante dos olhares inseguros e curiosos dos meninos e meninas que fazem o Curso Preparatório para o Primeiro Emprego, no Lions Clube de Palmeira, João lembra da sua infância e juventude marcada pela falta de oportunidade, mas transformada pelo sonho de aprender e pela dedicação ao trabalho. Filho de lavradores analfabetos, João só começa a estudar aos 13 anos, com a ajuda de um professor que morava perto da pequena propriedade da família. Após um dia inteiro de trabalho na lavoura, o menino fazia o caminho diferente dos 11 irmãos. João corria para a casa do mestre e ficava até tarde da noite aprendendo a ler e escrever e a efetuar as quatro operações básicas de matemática. João aprendia rápido e, em poucos meses, já tinha conseguido ler bons livros e as cartilhas que o professor Otacílio Camargo (nome que João lembra com certa devoção), lhe emprestava. "Será que estou sonhando?", pensava o jovem, cheio de alegria e orgulho por estar dando os primeiro s passos em direção ao horizonte que ele havia desenhado e que ficava mais amplo e mais perto a cada nova descoberta.

Trajetória:
Aos 18 anos, João vai para Curitiba, acompanhando a sua mãe doente de câncer, para uma temporada de tratamento na Capital. Sem dinheiro, o rapaz recorre a um albergue de amparo a pessoas carentes e decide procurar emprego, mesmo sem nunca ter trabalhado numa empresa. Apesar da falta de experiência, a sinceridade ajudou a conseguir uma vaga de agenciador de roupas numa lavanderia. "O que você sabe fazer?", pergunta o dono da lavanderia. "Nada! Mas o que o senhor me ensinar eu faço", respondeu João. E João aprendeu e fez, com tanta garra e dedicação, que conquistou a admiração e a confiança do chefe. Com o fim do tratamento da sua mãe, João teria que deixar o emprego e partir para sua terra. Casado e com uma filha recém-nascida, o rapaz não ganhava o suficiente para trazer a mulher e filha para morar em Curitiba. O chefe cedeu uma pequena casa onde a jovem família pudesse morar, até ter condições de pagar um aluguel.

A disposição para aprender coisas novas e a dedicação ao trabalho ajudaram João a dar grandes saltos na vida. Depois de algum tempo na lavanderia, ele é convidado para trabalhar numa empresa de turismo, onde ficaria até os 26 anos, tempo suficiente para terminar o Ensino Fundamental e acumular promoções e experiências para enfrentar um novo desafio: vencer na maior cidade do país. Em São Paulo, João vai morar com a mulher e filha num chamado "cômodo e cozinha", onde a família ficou por quase um ano. Quando chegou em São Paulo, logo no primeiro dia que saiu para procurar emprego, João recebe uma proposta para trabalhar numa administradora de imóveis e, mesmo sem ser formado, assume o cargo de encarregado contábil. Faltava concluir o Segundo Grau (hoje Ensino Médio) e, entusiasmado com a nova experiência profissional, João presta vestibulinho e ganha uma bolsa para estudar Contabilidade, nu m conceituado colégio mantido pela Associação Comercial de São Paulo. Começa uma nova fase na trajetória profissional de João.

Após concluir o curso, ele assume o posto de chefe de escritório numa empresa de Consultoria Empresarial. Em 1981, João entra para um grande grupo multinacional, com o desafio de organizar o setor administrativo de uma das empresas localizada no Nordeste. Missão cumprida, João é promovido para o cargo de Contador e, em seguida, para Gerente de Controladoria. Dez anos depois, com a queda das exportações, o grupo desativa a divisão de metais básicos, cuja administração estava sob a responsabilidade do João. Mas como ele era bem conceituado junto à Presidência do grupo empresarial em que trabalhava, foi indicado para o importante cargo de Controller num grande grupo madeireiro, onde ficaria até se aposentar, em 2002, quando, então, volta ao Paraná. 

Novos Sonhos
Durante todos esses anos, João ocupou cargos importantes, recebeu bons salá rios, fez dezenas de cursos profissionalizantes, iniciou a Faculdade de Administração de Empresas aos 30 anos e conquistou um bom padrão de vida. Mas ele nunca se esqueceu do professor, Otacílo Camargo, que abriu as portas do conhecimento para o menino da roça, nem tampouco do primeiro chefe, na lavanderia, que apoiou o rapaz inexperiente no início da sua jornada profissional. João ainda tinha algo importante a fazer, um sonho a realizar: qualificar e preparar jovens carentes para o mercado de trabalho.

João se especializou em treinamento e passou a ministrar cursos profissionalizantes na área administrativa. Em 2005, inicia, como voluntário, a implantação do Projeto Jovem Aprendiz (Cursos Preparatórios para o Primeiro Emprego), no Lions Clube de Palmeira - Paraná. O curso, dividido em três módulos: Marketing Pessoal, Rotinas de Escritório e Departamento de Pessoal, com duração de quatro meses, com três horas-aula por semana, e está na décima turma, com a entrega de m ais de cem certificados. São muitos os jovens, entre 16 e 22 anos, que vêm de uma origem humilde e adquirem os conhecimentos fundamentais - desde, como elaborar um currículo e como se comportar numa entrevista de emprego, até as principais rotinas de serviços em escritórios, para enfrentar o mercado de trabalho com mais confiança e competência.

No salão do prédio do Lions Clube de Palmeira, uma nova turma ouve atentamente as orientações do mestre "Eu vejo neles muito do jovem que fui, com muita esperança e vontade de vencer na vida", observa João, que também trabalha como educador numa escola de informática e na sua própria escola de treinamento, inaugurada recentemente em Campo Largo. Na tranquilidade da pequena chácara onde ele mora, em Porto Amazonas, João ainda encontra tempo para trabalhar na pesquisa e atualização do material didático que ele desenvolveu para os cursos e para transformar em livro os conhecimentos e experiências adquiridas nessa história de deter minação e sucesso - mais um sonho no horizonte que não pára de crescer. 

A matéria acima foi feita por Ricardo Staut, Editor-Chefe da Revista "O PONTO" e publicada em agosto de 2006.

João Gonçalves
(41)9-9822-7072
jotagonpr@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário