segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Egoismo e Solidariedade - Paulo Miranda Sarmento

Paulo Miranda Sarmento (paulosarmento25@gmail.com)

cidade: João Pessoa
estado: PB
idade: De 81 a 90 anos
sexo: masculino
categoria: OUTRAS

Egoismo e Solidariedade

 Oblitera-me a mente,tornando-se confusos meus pensamentos.Procuro as exatas razões que tumultuam meu âmago. De tanto rever os momentos dificeis, eles me parecem tão absurdos. Entretanto, vou acostumando-me com o fastidioso desenrolar de fatos passados, que, por mais que não queira, retornam a todo instante. Em cada cousa que faço, parece-me que estou andando em círculo. É a vertigem do tédio e da fadiga, que me levam ao vórtice de um abismo infindável:- Por que se satisfazem com o materialismo rotineiro, apegando-se à vida, de forma abjeta, e dela tudo querendo tirar, sem lhe dar o sentido que verdadeiramente tem? Seria justo usá-la com todo ardor, como se o prazer fosse conduzir a Humanidadde a seu verdadeiro sentido?
Quando nos sentimos diante de nossa pequena dimensão, sobre o Planeta que nos abriga, e tendo o Firmamento como a verdadeira resposta de nossa insignificância; deveríamos eliminar a pretensão de colocar-nos egoisticamente em primeiro plano, como erroneamente algumas pessoas o fazem.
Assim sendo,de per si,que todos se julgassem menos valiosos, mas entre outros se sentissem necessários; porque só não se bastariam e dessem, de seus próprios recursos, ao próximo o máximo que pudessem; constituiriam um bloco compacto de dádivas recíprocas, onde a felicidade seria a tônica marcante de uma vida útil e prazerosa.
Criar-se-ia uma escola de troca de gentilezas, sentindo-se mais beneficiados os que tenham participado; na justa medida, procurando ajudar o último a ser um dos primeiros; cedendo ao menos capaz seus conhecimentos, para fazê-lo melhor. Cultuando o desprendimento do materialismo, até atingir a liberdade das ideias, tornando-o leve, para que possa participar do incomensurável Universo; onde encontrará maiores valores, e fará parte das Essências Imponderáves do Segredo da Vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário