segunda-feira, 16 de abril de 2012

A prática de esportes - Efraim Caetano e Henrique Santiago

A prática de esportes proporciona uma qualidade de vida significativa aos idosos

Por Efraim Caetano e Henrique Santiago


Público feminino é superior
em atividades esportivas
(Efraim Caetano)
O sedentarismo e a saúde fragilizada prejudicam a vida de quem adentra a terceira idade. Contudo, a Prefeitura do Estado de São Paulo tem incentivado o público idoso com a implantação de núcleos que incentivam o esporte, modificando a realidade da população acima de 60 anos.

O Clube Escola Jardim São Vicente, localizado no bairro de São Miguel Paulista, é um dos mais de 40 centros esportivos localizados na capital. De acordo com Cláudio Aires, 40, assessor de direção, o trabalho realizado tem trazido resultados satisfatórios. “Nós trabalhamos incansavelmente para trazer o público idoso para cá”. A eficácia do serviço oferecido beneficia tanto o profissional quanto os idosos. “Eles entram aqui com a muleta na mão e daqui a uma semana jogam a muleta fora”, brinca Aires.

Professor afirma que o maior
benefício é o psicológico
(Efraim Caetano)
As modalidades oferecidas pelo Clube vão do judô à capoeira, mas os esportes mais praticados pelo público-alvo são a hidroginástica e o tai chi chuan (arte marcial originária da China conhecida como meditação em movimento). De acordo com Marcos Pires, 42, professor de Educação Física, o público da terceira idade vem ao centro por indicação médica. “O interesse (dos idosos) é pela recuperação e manutenção da saúde”, afirma. Entretanto, há tabus a serem enfrentados. De acordo com Pires, o público feminino é mais ativo quanto à prática de esportes. “Os homens têm restrições. Eles acham que ginástica é para mulher”, diz.

Qualquer que seja o motivo, o Centro tem proporcionado melhorias na vida dos idosos. Maria do Carmo, 65, dona de casa, afirma que sua rotina mudou após ter começado a praticar esportes há cinco anos. “Eu fico mais ativa. Até a autoestima melhora”, diz. Luiza Camilo, 61, aposentada, parte da mesma opinião. “Minha vida melhorou bastante, pois eu era muito sedentária. Não pretendo parar”, afirma.

Informação:

Clube Escola Jardim São Vicente
Horário: Segunda-feira a segunda-feira, das 7h às 22h
Endereço: Rua Sargento Luis Baptista, 83 – São Miguel Paulista - São Paulo/SP
Telefone: (11) 2297-1038

Nenhum comentário:

Postar um comentário