terça-feira, 5 de abril de 2011

O SUSTO - Graça Aquino

Graça Aquino cidade: Fortaleza estado: CE idade: De 61 a 70 anos sexo: feminino categoria: OUTRAS O SUSTO. Chamaram-me sexagenária. Que baita susto! Foi um tal de receber cumprimentos, brincadeirinhas de gosto duvidoso. Senti que muita gente amiga estava esperando que eu fizesse parte do grupo dos sessenta. E o mais engraçado é que erraram a data com um mês de antecedência. Tudo bem, no dia 06 de maio haverá mais cumprimentos ou, talvez, esqueçam a data. Por muito tempo, "bebemorei" os acontecimentos impostos pela vida, convidava os amigos para comemorar algo que só saberiam após a terceira rodada de cerveja. Nada melhor do que um bar para se reunir com os amigos e tacar filosofia de botequim entre um gole e outro. A bebida relaxava, descontraia e a censura ia para o beleléu. "Bebemorei" meu primeiro desconto no contracheque a favor do imposto de renda e quando indagada se isso merecia comemoração, a resposta estava pronta: significa que estou ganhando mais e que o leão já está de olho no meu salário. E tudo era motivo para risos e mais cerveja nos copos. Embora soubesse que se estava ganhando mais, não dava para sentir esse ganho, porque a inflação comia tudo. "Bebemorei" meu primeiro cabelo branco. A mesma turma foi reunida. Mais cerveja e mais piadas sobre as comemorações. Tudo isso aconteceu na década de setenta, lá se vão quarenta anos. Na década de noventa, deixei de "bebemorar"; cortei o cigarro e o álcool da minha vida. Fiquei uma chata. Esqueci os bares e os amigos que continuaram bebendo e fumando. Olho para trás buscando as emoções daquele tempo e descubro que não sinto saudades e nem arrependimentos, foi uma fase bem vivida. Os amigos permaneceram depois da chatice e as comemorações mudaram de tom. Hoje saímos para almoçar ou jantar, e ao invés das piadas de botecos, das filosofias de "bebuns", como não há álcool para subir, há o colesterol, então, tudo é com moderação. A piada fica por conta da própria vida. A ironia de sempre: quando se é jovem tem-se disposição, juventude, saúde e falta o dinheiro para o camarão, lagosta, salmão, filet; na velhice, a disposição é a de ficar bem sentada diante de uma televisão, saúde mantida com medicamentos de uso contínuo, e a boa comida são as saladas, molhos lights, desnatados e pouco sal. Essa é a nova vida que vivo e gosto! Com ou sem susto. Confira meu blog: www.gracaquino.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário