quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

"MOTIÇÃO PARA VIVER BEM E PARA SEMPRE" - Lúcia Cleide Vieira Lima

Lúcia Cleide Vieira Lima (luciacleide@stf.jus.br)

cidade: Brasilia
estado: DF
idade: De 51 a 60 anos

"MOTIÇÃO PARA VIVER BEM E PARA SEMPRE"

Aprender a aceitar a finitude da vida afasta o medo de perceber que o nosso tempo está se esgotando.Precisamos construir novas formas de expressar o nosso gosto pela vida, envelhecer sem perder a alegria... magnífica vida! Não importa a idade que temos: se estamos chegando aos 50, ou passando dos 100. Agora é tempo de se viver a velhice e, ao mesmo tempo, se preparar para ela. Conhecer novas pessoas, respirar novos ares, fazer novas descobertas. Buscar viver plenamente, como se o fim...bem... ele existe, mas a gente tenta viver como se ele não existisse.

A velhice não é impedimento para nada, podemos ser felizes, creia!O segredo de vida plena começa quando entendemos que nascemos para o amor.Nós fomos gerados pela vida para o amor. Na velhice podemos fazer muitas coisas: amar, sonhar, sorrir, sentir, viajar, cantar, chorar, dançar, criar, amparar, compartilhar... enfim, devemos continuar brilhando. A vida jamais se recolhe, podendo ela se alongar, ainda mais se você souber gozar dos prazeres que a nova fase te habilita e te possibilita.

A palavra de ordem é: amar, amar e amar.

Interiormente nos sentimos jovens, mas quando nos olhamos no espelho... meu Deus... a realidade é outra: cabelos brancos, rugas, manchas, estrias, a memória falha, a visão se cansa, o raciocínio é mais lento, chega a menopausa esquentando... e ainda tem remédio e muito tédio. É cruel! A tormenta começa, não aceitamos a idéia de que tudo tem fim. Ah, já tive os meus dias de glória..... horrível chegar a essa conclusão! Nós amamos muito a vida, a beleza, a juventude, o vigor físico. Deparar-se com tanta mudança em nosso corpo nos traz uma pontinha de infelicidade. A maioria perde a vontade de viver e um luto profundo assola, isso é fato.

Notamos com clareza que não conseguimos fazer tudo o que gostaríamos de ter feito na vida. Sendo assim, façamos agora, ainda há tempo. Precisamos ir a luta... precisamos superar... nós sabemos o caminho... Já percorremos tantos labirintos na vida, sabemos que a sabedoria é eterna companheira. Então, com experiência sobrando, podemos nos seguir para o final do cilco vital, basta querer... basta viver...basta querer viver!

Afinal, temos uma certeza, na velhice, também há muita vida!

Envelhecer é priorizar os nossos amores, as relações afetivas, os familiares, as nossas atividades sociais, profissionais, a natureza, a certeza da transitoriedade. A saúde física e intelectual, no processo de envelhecimento é de grande valia para usufruirmos dos itens da bagagem conquistada ao longo da existência: maturidade, sabedoria, auto-controle, perseverança, fé.

Só é possível evitar, durante o envelhecimento, a tristeza e a dor, quando nós não perdemos a paixão pela vida, quando continuamos prestando atenção no outro, emprestando o nosso ouvido,conectando o nosso coração, querendo bem a quem está ao nosso lado... isso é amor!

Com muita coragem, devemos afastar o temor da velhice, e com entendimento aceitar que o nosso corpo físico é efêmero. E quando deixarmos de existir no plano físico, o nosso espírito continuará vivo. Fixemos então o nosso olhar no eterno: no amor que decidimos compartilhar, no amor que recebemos, se não tivermos amor, nada seremos.

Envelhecer é receber de Deus a abundância de dias que Ele nos dá na face da terra. É buscar dentro de nós o amor, a alegria e a motivação que trouxemos da juventude. É viver sem corte, sem solidão, sem murmuração, sem dor, sem velhice, sem morte.

É viver bem, feliz e para sempre.

Lúcia Cleide Vieira Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário