quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O QUE PENSO SOBRE A VELHICE - Regina Stela Leme de Almeida

Regina Stela Leme de Almeida (reginastela@gmail.com)

cidade: Santo Andre
estado: SP
idade: Selecione sua Faixa Etária
sexo: feminino
categoria: MENSAGENS
titulo: O QUE PENSO SOBRE A VELHICE
texto: Uma ideia tão velha, tão velha, tão fincada de que a velhice é o acabar, é a reta final, é o fim da carreira de malandro, que até pensar de outra forma dava preguiça (ou desalento!!).
Especialmente a minha geração é a geração das profundas mudanças de paradigmas. Não conseguimos sentir desalento (à parte as situações patológicas possíveis em qualquer idade). Estou surpresa com a minha terceira idade.
A minha geração sentiu e questionou muito sobre o sentido da vida, o prazer de viver, participar, decidir. Agimos. Decidimos ter liberdade, decidimos pela democracia, decidimos sobre ética e religião, decidimos sobre profissão, sobre familiares e não só família. Decidimos viver sem mentiras: nos juntamos, nos separamos, nos associamos. Por mais que houvessem empecilhos sócio-político-econômicos e muitos outros que tais, eles foram encarados e ainda hoje assim os enfrentamos.
A descoberta da regeneração dos neurônios, mesmo num corpo longevo, explica porque ainda sonhamos e sentimos prazer em acordar, caminhar, dançar, ... e, no interior de cada um há a bagagem da experiência. Nos tornamos seletivos, mais humanos, menos radicais, sem os medos e dúvidas da juventude, sem a necessidade pueril de provar o que se é, o que se tem ou o que se pode. Somos assim, com erros e acertos.
Nossa bagagem tornou-se nosso melhor " GPS" no caminhar. Não andamos de fasto. Somos privilegiados com a certeza de podermos desfrutar muito do bem-viver. Romântico, né¬? Muito real também se quisermos! Afinal, desde a pílula da mulher à pilula do homem temos o poder da sabedoria !
Isso é velhice? Não !!! É uma nova fase ! E que nova, hein !

Nenhum comentário:

Postar um comentário