domingo, 21 de novembro de 2010

maria toledo arruda galvão de frança - Carta aos coroas

maria toledo arruda galvão de frança (mariatagalvao@gmail.com)

cidade: Jaú

estado: SP

idade: Selecione sua Faixa Etária

sexo: feminino

categoria: MENSAGENS


 Carta aos coroas



Não é fácil envelhecer, mas com que facilidade envelhecemos - sem fazer o mínimo esforço! Há os que se apegam naquelas palavras de consolo - que a idade traz sabedoria. Decididamente, comigo isso não funcionou, pois meus erros se acumulam como antes. Talvez agora esteja cometendo mais um, de excesso de pretensão - expondo sentimentos e opinião às pessoas cultas, sábias e até mesmo mais velhas do que eu; mas não consigo guardar o que sinto ao ouvir de tantas pessoas a quem respeito e admiro a afirmação de que não votarão ou votarão em branco, nestas eleições.

É mais do que compreensível e nada surpreendente toda essa desilusão. Somos de uma época em que valores como honestidade, verdade, honra e decência foram incutidos cuidadosamente em nossas vidas por nossos pais. Somos de uma época em que um dos nossos primeiros desenhos era a bandeira do Brasil e proclamávamos, com orgulho e emoção, a palavra Pátria. Sinto, no entanto, que esta palavra ainda nos emociona e que jamais pediríamos a cidadania italiana "para que nossos filhos tenham um futuro melhor" como declarou - saindo de sua incrível inércia e mutismo - a primeira dama, D. Marisa da Silva. Sinto que nunca aceitaríamos "aloprados" e corruptos em nossas casas. Não fecharíamos os olhos nem nos desculparíamos com expressões retardadas como "fui traído" e "não sabia". Então por que aceitaremos agora, sem qualquer tentativa, a continuidade de tanta impunidade e corrupção aviltando a imatura democracia da nossa Pátria, de maneira tão deslavada? Não seria ignorar os esforços dos nossos pais?

O mais difícil de envelhecer é perder as pessoas que amamos. É tão doloroso que chegamos a perguntar por que o Criador não nos levou também. E é dentro deste doloroso vazio em nossas vidas que percebemos com clareza o quão preciosas são as pessoas da nossa família e que Ele deve ter boas razões em nos dar um papel importante a cumprir, ainda, junto delas e dentro da sociedade. Se conservou o nosso raciocínio, nos deu a oportunidade da leitura diária que com a da liberdade da imprensa existente - apesar das seguidas tentativas do presidente de cerceá-la, com regras inconstitucionais, também colocadas no programa de governo da candidata da situação -, colocaram ao nosso alcance as informações de uma realidade bem diferente da que nos é mostrada; não terá Ele tido um bom motivo?

Quem, dentre nós, não se sente emocionado e envergonhado pelos nossos irmãos brasileiros, ao ver as filas de pessoas humildes e doentes nos hospitais; os altos índices de: crianças e jovens envolvidos em drogas; de falta de saneamento e analfabetismo? Quem de nós não se revoltou com os seguidos escândalos financeiros deste governo, com os pesados impostos, com o gasto de US$ 57 milhões na compra de um avião presidencial franco alemão, decorado nos EUA ao mesmo tempo em que o primeiro-ministro indiano adquiria um excelente, brasileiríssimo ' EMB-195 ', da Embraer, por US$ 10 milhões? Quem não se revoltou com a conivência do presidente com ditadores e outros chefes desequilibrados que ameaçam a paz mundial e ignoram os direitos humanos? Com a incompetência nas negociações diplomáticas vizinhas, onde o Brasil sempre cedeu e saiu perdendo? Com a caridade distribuída com o " chapéu do povo brasileiro" pelo mundo afora e nas indenizações imerecidas, aqui dentro? Assistirmos omissos e inertes à continuidade destes fatos (pois sabemos que votar nulo ou não votar, como protesto, não resolverá nada nesta eleição), não seria ignorar os dons que Ele nos deu e negar o amor pela Pátria (que compreende o povo humilde e iludido), que estão vivos em nós?

Posso parecer ridícula, mas nós, coroas, somos centenas e centenas Por acaso alguém conhece alguém que foi pesquisado nas intenções de voto? Parafraseando Rolando Boldrim: Não vamos viajar agora, antes do combinado! Não deixem que morram nossos ideais só porque envelhecemos. O Brasil tem um potencial enorme e não precisamos ser coniventes com tanta corrupção para vê-lo crescer com justiça. Afinal, quem cala, consente. Para os coroas que estão bem vivos e querem pesquisar em quem votar: http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/09/20/o-globo-disponibiliza-fichas-dos-candidatos-em-parceria-com-transparencia-brasil-919572568.asp .

Nenhum comentário:

Postar um comentário