domingo, 27 de junho de 2010

VIVENDO E AMANDO NA MATURIDADE COM ALTRUÍSMO, MAS NEM TANTO! -SEBASTIÃO VIEIRA TEIXEIRA

SEBASTIÃO VIEIRA TEIXEIRA (sv-teixeira@hotmail.com)



cidade: Rio de Janeiro
estado: RJ
idade: Selecione sua Faixa Etária
sexo: masculino



VIVENDO E AMANDO NA MATURIDADE COM ALTRUÍSMO, MAS NEM TANTO!

Chega um tempo da existência do homem ou mulher,ao envelhecer,e visualizar os filhos adultos e netos vivendo a vida, em que sente que é preciso carregar o sofrimento e necessidades de todos. Julga então, que é uma benção abrir mão de tudo o que tem no mundo aos entes queridos. Este procedimento é muito comum, e tem início a partir do momento em que se começa a viver a vida dos filhos e netos escolhendo suas profissões e carreiras, participando da angústia dos vestibulares, concursos e dificuldades de toda ordem, não raro pessoais, sentimentais e financeiras. Isto é extremamente prejudicial para todas as partes, pois, não é mais o filho ou neto que vive, mas o idoso que vive nele.

Observe-se que a realidade da vida não apresenta como usual a chegada do casal à velhice.Normalmente um dos dois precede o outro na morte e o que fica,vê-se na contigência de residir com com filhos, netos, noras e genros...Esta é uma triste situação.Achando-se um estranho no ninho, mesmo no seio da família, avó ou avô sentem a necessidade de continuar a serem respeitados e amados como antes, quando os filhos eram pequenos e reinavam tranquilos no lar de então.No afã de colaborar, participar da vida e problemas familiares, sentir-se necessário, o idoso procura ajudar em tudo o ue pode e não pode, desde o cuidar dos netos pequenos, levar à escola e paparicar, até ceder às pressões por ajuda financeira.Esta é uma relação de mão única, nunca no sentido do idoso. Assim acontecem os frequentes empréstimos consignados para comprar o carro da neta ir à faculdade, reformar a casa do filho ou pagar às dívidas do condomínio, até á preocuração para um parente receber os proventos no Banco,

Tal altruísmo leva milhões de idosos a um completo endividamento, com os salário da aposentadoria comprometidos para sempre!

(Extraído do livro VIVENDO E AMANDO NA MATURIDADE,de autoria do Prof SV Teixeira0

Nenhum comentário:

Postar um comentário