sábado, 12 de dezembro de 2009

Exageros Sensacionalistas!

Sebastião Antônio Baracho (conanbaracho@uol.com.br)

Terça-feira, 8 de dezembro de 2009 às 10:22:57

Coronel Fabriciano MG

Exageros Sensacionalistas!

O homem inteligente tem que saber exercer o seu intelecto para, com habilidade, interpretar todas e, quaisquer noticias que lhe cheguem ao conhecimento, sem lhes dar proporções maiores do que as reais, dessa forma, evitando divulgar em tom espalhafatoso, às notícias de fatos que produzam grande sensação.

O exagero, em qualquer situação, se transforma em sensacionalismo, quando levado ao conhecimento de quem for leigo e, alheio, ao assunto lhe transmitido! O propagado, assim, a torto e a direito e, cada vez mais aumentado o exagero recebido.

A massa popular, ludibriada pelo sensacionalismo de espalhafato tem, por hábito arraigado de antanho, o costume de retransmitir os exageros, os tornando muito maiores!

É necessário utilizar a inteligência hábil e, analisadora, para não sermos iludidos pelas arestas salientes e, falsas, dos meandros da notícia transmitida para nós!

A título de ilustração (talvez opaca e empírica), apresento, a seguir, algumas notícias levadas ao ar com sensacionalismo, por mim analisadas:

> Uma mãe, acorrentou o filho pelo pé e, saiu de sua casa, acabando sendo presa e, autuada! Com o filho sendo encaminhado para o juizado de menores, aos cuidados de mães adotivas.
Até ai, o ato por Ela praticado foi grave, no entanto, a mesma notícia divulgada, afirma que tal mãe deixara comida e cama para atender ao menino e, ao ser presa, estava preenchendo um currículo à procura de emprego! Para mim, na verdade, ela estava protegendo o filho, o tirando das ruas adjacentes, não tinha um vizinho e/ou, parentes para ficar com o garoto e, precisava de trabalho para se sustentar e, ao seu filho menor!

> Acusar um país do oriente de estar fazendo testes atômicos, entretanto o seu maior acusador, o faz rotineiramente e, até já lançou bomba atômica contra um rival!

> O Casal Nardoni estar preso até hoje, entretanto, até agora, nenhum laudo pericial definiu o ocorrido, no intervalo de uns minutos, em que o pai da criança foi ao andar térreo, deixando a menina a sós no apartamento e, ao retornar, Ela tinha caído e/ou, sido jogada pela janela!

> O noticiário está lotado de acusações de dinheiro recebido por políticos em Brasília, inclusive, sendo guardado na cueca. Para mim, a coisa mais normal é rico ter dinheiro ostensivamente e, onde o guarda, fica a critério do seu dono! Dar e, receber dinheiro entre abastados é comum, o que é preciso é provar o crime antes de apontá-lo como transação ilegal!

> Sinais, inúmeros, de trânsito orientando os motoristas nas ruas, avenidas e. rodovias, na verdade, a maioria deles é para justificar multas aplicadas, pois, os condutores automotores, ao se habilitarem com a CNH, sabem de cor e, salteado, a maioria dos sinais vistos por eles nas vias de trânsito.

Não vou prosseguir, para não ferir mais melindres, o que não é a minha intenção! O assunto é vasto e, não caberia nessa passarela de poucos papéis.

Resumindo: As notícias são, normalmente, do nosso interesse, como pessoas hodiernas, entretanto, para propalá-las, temos que verificar a sua origem e, principalmente, à sua veracidade autêntica, sob pena de estarmos a engrossando ao difundi-la como verídica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário