domingo, 22 de fevereiro de 2009

FRASEADOS ESDRÚXULOS!

Sebastião Antônio BARACHO (conanbaracho@uol.com.br)

cidade: Coronel Fabriciano
estado: MG
idade: De 71 a 80 anos
sexo: masculino
categoria: OUTRAS

FRASEADOS ESDRÚXULOS!

Desde quando damos os primeiros passos, até a idade senil, recebemos uma variedade, acumulativa, de FRASES E DITADOS, dos mais variáveis possíveis e, até ininteligíveis para alguns. A maioria, até aproveitáveis para o nosso desenvolvimento na sociedade, todavia, outros, servindo, apenas, como "Peça de exibição" dos seus autores, ao jogar em cima de nós o seu pensar de determinado momento, sem a devida reflexão da sua validade real para os leitores e/ou, ouvintes!


A título de ilustração, talvez opaca, vou citar alguns ditados e frases que não condizem com a atualidade:


-"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!" Se, na realidade, a pedra for dura, jamais a água mole a fura, isso, só acontecendo se a pedra não for dura e se desintegrar com a continuidade da água sobre Ela.

-"Beleza não põe mesa!" Eu, prefiro a beleza colocando mesa a, vê-la escondida debaixo dela.

-"Cão que ladra não morde!" Não acredito, pois, bastará fechar a mandíbula e, me ferir na carne.

-"Dois puchavantes aleijam o casco!" Não concordo, pois, para aleijar o casco, é resultante da falta de maestria do usuário Deles e, não, a sua duplicidade!

-"Errar é Humano!" Para mim, Errar é desumano! E, esse ditado serve, tão somente, para amenizar a culpa de que se engana.

-"Fazer o Bem sem olhar a quem!" Seria um ditado ideal, todavia, hoje, só fazemos o Bem interessado em algo de troca, não fora isso, não teria tantos mendigos pelas ruas e becos. Até na área religiosa, fazem o bem em troca de diziimos (Com honrosas exceções).
-"A Grandeza da Alma enobrece o Espírito! " Para mim, Alma e Espírito são idênticos, portanto, a Alma nada tem a validar o espírito!

-"Impossível é Deus pecar!" É uma redundância, usada, apenas, por quem queira acusar a alguém que nega a culpa cometida.

-" Gente Fina!" Usado para elogiar a alguém, para mim, é, tão somente, uma pessoa magricela!

-"Honrar Pai e Mãe"! Concordo, parcialmente, pois, também, devemos honrar os Padrastos e Responsáveis.

-"Jerusalém - Terra Santa"! Como pode ser Santa uma região que supliciou e, matou o meu Jesus, sempre invadindo e, em guerra com os vizinhos?

-"A Lei nasceu para todos!" Acredito que tenha, realmente, nascido, porém, a abortaram logo de início, com tantas discriminações, benesses e proteção a quem não merece!

-"Mais vale um Pássaro na mão do que dois voando!" Absurdo! Prefiro a liberdade dos passarinhos à, retê-los em minhas mãos!

-"Ninguém é de Ninguém!" Frase simplória, onde afirma que... Nenhuma pessoa é da outra!

-"A Ocasião faz o Ladrão!" Negativo! O que faz o ladrão é a sua índole para o mau proceder de rapina! A ocasião é, tão somente, uma variante para Ele furtar!

-"Por os Pingos nos is!" Frase desnecessária, em virtude das letras referidas, mesmo sem os pingos, serem legíveis e, entendíveis!

-"Quem Caça e Acha não perde o tempo!" Frase desnecessária, por ser evidente por si só, sem poder ser contestada, muito embora, para mim, o Tempo não se perde! Nós é que nos perdemos Nele!
-"Respeite o seu Mestre!" Concordo! Desde que o mestre se dê ao respeito, de forma ilibada e, exemplar!

-"Somos Todos Uns!" Discordo! Se nos aglomerarmos sem a devida discriminação dos maléficos, seremos iguais a Eles!

-"Tal Pai... Tal filho!" Discutível! Se o Pai for honesto e bom professor, ás vezes, o Filho se iguale a Ele, mas, se for maléfico e, dar maus exemplos, o Filho poderá seguí-lo ou... Não!

-"Uma Andorinha só não faz Verão!" Discordo! O Verão não é pendente, apenas, dos pássaros e, Eles, são incontáveis! Incluindo, as Andorinhas.

-"A Vida é um Rosário de Lágrimas"! Concordo, em parte, pois, os Rosários Têm os espaços entre as "contas", onde, às Lágrimas secam e, surge a Felicidade!

Vou parar por aqui, o assunto é extenso e, lotado de frases e ditados extravagantes, de uso no cotidiano, todavia, com mais de uma interpretação, dependendo de quem, como eu, os analise!

Nenhum comentário:

Postar um comentário